Comparativo Inox 304 x Inox 201: ensaio de corrosão em água sanitária

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email

Com intuito de comparar a resistência à corrosão de várias ligas de aços inoxidáveis a Aperam, em parceria com o IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo), realizou diversos ensaios de corrosão que serão apresentados em folders técnicos. O primeiro da série é a água sanitária (hipoclorito de sódio 2,5%) que foi o meio mais agressivo, determinando forte corrosão por pite nos aços estudados, propiciando um comparativo importante para o mercado no quesito aplicações.

Nesse meio, foi verificada superioridade do aço 304 à corrosão por pite nos acabamentos 2B e NR4 em relação aos demais aços, com exceção do 439 que apresentou desempenho semelhante.

Figura 01 – Aspecto dos corpos de prova após 14 dias de imersão em solução de hipoclorito de sódio 2,5 % com dispositivo gerador de fresta. Os corpos de prova foram lavados com água corrente sob leve esfregamento, rinsados com água Mili-Q, álcool e acetona e depois secos com ar quente. Comparativo Inox 304 (8% Ni) x Inox 201 (1% Ni)

Para melhor visualização foi elaborada a Tabela 01, que apresenta uma classificação da susceptibilidade à corrosão por pite dos aços inoxidáveis usando como critério o número médio de pites por corpo de prova após imersão em solução de hipoclorito de sódio por 14 dias. Pode-se verificar que os aços 304 e o aço 439 são os mais resistentes à corrosão por pites em solução de hipoclorito de sódio a 2,5 % dentre os aços estudados.

Tabela 1 – Classificação dos aços estudados quanto à resistência à corrosão por pite usando como critério o número médio de pites por corpo de prova após imersão por 14 dias em solução de hipoclorito de sódio a 2,5%.

A seguir na tabela 2, é apresentada de maneira simplificada a classificação relativa de desempenho quanto à resistência à corrosão por pite nos meios em que isso foi possível.

Tabela 2 – Hipoclorito de sódio 2,5 % – pH inicial: 12,32 e pH final: 8,72 

*2B: Acabamento brilhante conforme norma ASTM A480/ A480M 

*BA: Acabamento brilhante conforme norma ASTM A480/ A480M 

*2D: Acabamento fosco conforme norma ASTM A480/ A480M 

*NR4: Acabamento lixado/ escovado conforme norma ASTM A480/ A480M

Obs: Pelo número médio de pites alguns aços foram considerados equivalentes neste ensaio de exposição à solução de hipoclorito de sódio a 2,5%

Receba nossas novidades
error: Alerta: Conteúdo protegido !!